Home

A Escuna Brasil

Histórico

Serviços

Projetos de Construção

Cascos

Orçamento Online

Equipamentos

Classificados Náuticos

Traslados Marítimos

Cases de Sucesso

Equipe

Notícias

Atendimento

   

HISTÓRICO

Home > Histórico
   "Escuna" deriva da palavra inglesa "Schooner", que significa "Goleta".

   A verdadeira escuna é uma embarcação movida a vela, com ao menos dois mastros. Armada com velas latinas quadrangulares com carangueja em ambos os mastros, tem a vela principal no mastro grande, que é o de popa. Escunas com mais de dois mastros, sempre tem o seu título acompanhado do numero de mastros que ostentam, como em "escuna de quatro mastros". Uma "escuna" tem só os dois. Se ela envergar velas quadradas no mastro de proa, chamam-se de "topsail schooner". Porém se uma destas for uma vela desfraldada desde a verga inferior, cujas escotas são caçadas no convés, então será um bergantim, e absolutamente não uma escuna. Velas gavetopes são dadas por garantidas, e passam sem comentário em seu título. Entretanto, quando estas não são usadas, passa a chamar-se "baldheaded schooner".

   Escunas foram usadas ao longo do mundo ocidental como embarcações de trabalho de todos os tipos. Elas comerciavam, pescavam, e carregavam práticos.

   Fizeram ótimos barcos piratas também, e as primeiras formas de casco dos famosos clippers, foram evoluindo das afiadas escunas americanas na metade do século dezenove.

   Mesmo não sendo o berço do aparelho que enverga velas caranguejas, o seu florescimento aconteceu em USA e Canada, onde as escunas de pesca dos grandes bancos, atingiram picos de destaque com navios de 140 pés (46,2m) como o "Bluenose" e o "L. A. Dunton", que faziam 14 nós sem usar todo o pano de que dispunham.

   Iates armados em escuna, foram populares em ambos lados do Atlântico na segunda metade do século dezenove, e começos do século vinte, mais na Europa, gradativamente cederam espaço ao cutter. A escuna permite maior número de combinações de velas do que qualquer embarcação do seu tamanho. A sua performance pode ser igual a de um cutter, e pode ser tão fácil de laborar como um ketch.
Baldheaded two-masted
schooner
Bermudan mainsail, gaff
foresail with fisherman stays'I
Chineese lug
schooner
Fore and main
tops'I schooner
Fore tops'I schooner
Gaff schooner
with main topsail
Stays'I schooner
Two-masted
Bermudan schooner


Nossos Parceiros

                                  

Av. Repórter Nestor Moreira, 42 - Loja 9 - Clube de Regatas Guanabara - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Copyright 2005-2013 - Todos os direitos reservados a Escuna Brasil Brokers
Desenvolvido por Altemir Lima Pessoa